MYRTACEAE

Myrcia undulata O.Berg

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Myrcia undulata (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

139.166,07 Km2

AOO:

216,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Myrcia undulata ocorre nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais (Sobral et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie encontrada em Mata Atlântica dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, com um registro no Estado de Minas Gerais. Apesar de distribuição não ser ampla, há muitos registros de coletas, alguns recentes, indicando que a espécie pode ser abundante. De fato, a estimativa de tamanho populacional é de cerca de 50.000 indivíduos. Dessa maneira a espécie éconsiderada como menos preocupante (LC) em relação ao risco de extinção. Entretanto, estudos relacionados à conservação da espécie devem ser feitos, uma vez que ela ocorre em uma região que sofre forte pressão antrópica e devido à subpopulação disjunta em Minas Gerais, indicando que a população pode ser severamente fragmentada.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Grombone et al. (1990) encontraram dois indivíduos da espécie em 0.42 hectare de Floresta Estacional Semidecidual Montana em Atibaia (SP). Reginato e Goldenberg (2007) encontraram dois indivíduos da espécie em uma área de transição entre a Floresta Ombrófila Densa Montana e a Floresta Ombrófila Mista em Piraquara, no Estado do Paraná.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual (Sobral et al., 2009), Floresta Ombrófila Densa (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
​No estado do Paraná, 90% da cobertura original da Mata Atlântica encontram-se desmatados (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada Em Perigo (EN), de acordo com a a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinçãono estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).